Você conhece as famosas teorias da conspiração?

Quem nunca ouviu falar do termo “teoria da conspiração”? Fato é que diversas histórias caíram como uma luva para este termo que designa qualquer teoria que explica um evento histórico ou atual como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito por conspiradores maquiavélicos e poderosos. Juntei alguns casos famosos de teorias que envolvem grandes nomes públicos ou a sociedade em geral.

PAUL IS DEAD

paul

A “suposta morte de Paul McCartney”, também bastante conhecida em inglês como “Paul is dead” (“Paul está morto”), consiste basicamente em boatos de que Paul McCartney, integrante dos Beatles, teria morrido em um acidente em 1966 e sido substituído por um sósia. Isso mesmo meus caros, há quem acredite que o cara que circule por aí não é o ex Beatles, e sim um sósia.

Enfim, dizem que Paul teria morrido por causa de um acidente de carro às 5 horas da manhã de uma quarta-feira, dia 9 de novembro de 1966 e que ele sofreu esmagamento craniano e foi decapitado ao colidir com outro veículo por não ter observado o sinal do cruzamento fechar, conforme teria sido contado posteriormente na música A Day in the Life: “he blew his mind out in a car… he didn’t notice that the lights had changed” (“Ele arrebentou a cabeça num carro… não percebeu que o sinal havia mudado”). No acidente, seu rosto teria sido desfigurado e ele teria perdido seus dentes, o que inviabilizou a identificação do corpo (não existia, na epoca, exames de DNA para identificação). Desta forma, os outros Beatles teriam resolvido substituí-lo por um sósia. (Tem tudo sobre isso até no Wikipédia gente, juro).

Sim, e há várias especulações que os Beatles teriam confirmado a morte do integrante em letras, fotos e simbolismos em suas obras. Várias dessas evidências podem ser lidas na internet. Clique aqui e veja mais algumas.

O HOMEM NÃO FOI À LUA

Há quem acredite que o homem nunca foi a lua. Em 2001, a Fox lançou o programa do vídeo acima chamado “Did We Land on the Moon?”, no qual discorre sobre os fatos que a NASA apresentou ao público. Segundo o documentário, tudo não passa de uma grande fraude a nível mundial. Há outras teorias na internet que reforçam esse discurso.

 

DOENÇA DE MENTIRA

REMÉDIOS-VENCIDOS

Existem também bilhares de teorias envolvendo a criação de doenças na sociedade para enriquecimento da indústria farmacêutica. Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar em algumas delas. Houve até pessoas que afirmaram que a H1N1 (gripe suína) foi uma das invenções da indústria. Além disso, algumas pessoas e páginas da internet afirmam que remédios que curam não são lucrativos, por isso grandes empresas não os divulgam preferindo vender tratamentos para a possibilidade de mais vendas de remédios que são consumidos de forma persistente.

 

MORTE DA PRINCESA DIANA

402282-Princesa-Diana

O blog “AH, DUVIDO!” comentou também uma das teorias de conspiração mais famosas da história, a morte da princesa Diana. Confira trecho do post:

“A princesa Diana foi assassinada pelo Serviço Secreto Britânico, apoiado pela CIA? É no que os conspirologos acreditam. Em especial o jornalista inglês Sherman H. Skolnick, editor do site HotLines News e moderador do programa de televisão Broadsides . Ele escreveu um longo artigo, publicado em várias páginas de conspirações, justificando sua teoria.

Como se sabe, Diana era a herdeira de uma das maiores fortunas mundiais e estava a ponto de fundí-la com Dodi Al-Fayed, seu namorado árabe. O que seria, na opinião de Sherman, um desastre para as potências financeiras ocidentais.

Em 31 de agosto de 1997, Diana e Dodi morreram em um acidente de carro em um túnel, em Paris (curiosamente, em tempos passados, o local abrigava um monumento chamado Templo de Culto à Deusa Diana).

Sherman conta que no mesmo dia da tragédia, o jornal London Sunday Mirror já tinha impresso uma história, insinuando que o namoro acabaria por destruir a Monarquia.

Ao longo de suas investigações, Sherman obteve duas informações confidenciais. A primeira revelava que a rainha Elizabeth estava planejando prejudicar a Harrods (grande loja de departamento, de propriedade do pai de Dodi), em Londres. A rainha-mãe teria proposto também à família real o exílio da princesa, o que não era viável, uma vez que o filho mais velho de Diana seria, na ordem sucessória, o próximo rei da Inglaterra.

Sem outra alternativa, a Inteligência Britânica teria decidido pela morte de Diana, num acidente de automóvel.”

E há muitas outras teorias circulando a respeito de tantas outras coisas que ninguém nem imagina, a maior parte delas você pode ter acesso na internet. O que eu pergunto a você dentro de tudo isso: “NO QUE VOCÊ ACREDITA?”

 

Share This:

Nauan Sousa

Jornalista, social media e fã de cultura pop. Não gosto de determinar, prefiro analisar. Gosto de palavras, séries, doce e cerveja. Provavelmente você não irá com minha cara logo de cara, mas se você me der 3 minutos e 10 segundos posso te convencer que o 'Sério, Nauan?' vale sua visualização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.